segunda-feira, 27 de julho de 2009

Du pain, du vin, du fromage.



Umas das coisas que mais gosto de fazer é me reunir com amigos em uma mesa de queijos, vinhos e pães com azeite extra virgem. À mesa podem estar também alguns frios, como salame, presunto de parma, foi gras, mortadela defumada e o que mais pintar.

Essa é uma grande oportunidade para se conversar por horas a fio, sem se preocupar muito com a vida, pois tudo o que mais precisamos nessa vida está à mesa: Amizade e alimento para o corpo e para o espírito.

Não se preocupe muito com a harmonização, simplesmente combine com os amigos para trazerem bons vinhos e bons queijos. Compre você os pães e o azeite.

Os Pães
Aqui no Centro do Rio tem a Brasserie Rosário (brasserie é uma padaria metida a besta) que produz ótimos pães, e o que é melhor; faz a entrega deles (desculpe-me, tem delivery) aqui pelo centro. Gosto particularmente dos seguintes pães: Integral, australiano, tomate seco e nozes. É só dar uma aquecida no forninho elétrico que ficam novos e crocantes. Mas muito provavelmente você deve ter uma padaria metida a besta perto da sua casa... Procure pelos pães especiais....

O Azeite

Existem azeites maravilhosos por preços decentes, particularmente gosto do italiano Frediani Del Greco mas o EA também é muito bom e o Gallo extra Virgem Colheita Recente não fica devendo nada.

Os Queijos

Uma boa mistura dos seguintes queijos é uma escolha certeira: parmezão, grana padano, camembert, Brie, Roquefort, Gruyère, variados queijos de cabra. Gosto muito dos queijos do Capril Geneve.

Os Vinhos
Cabernet, Merlot, Syrah ou mesmo um Bordeaux legítimo são as escolhas óbvias e certeiras. Mas não se deve descartar um bom Chardonnay, que vai muito bem com diversos tipos de queijos, apesar do senso comum associar queijo com vinho tinto, que é também o que eu prefiro...

Opção Preguiçosa
Se não quiser ter o trabalho de fazer tudo isso em casa, a Expand tem o kit pronto em suas lojas (na loja Castelo o atendimento é ótimo!!), sendo que os vinhos saem aos preços da loja, mais 10% de serviço. A própria Brasserie Rosário tem o serviço na sua loja, que fica um pouco escondida na rua do Rosário 34, perto do Arco dos Teles, mas achei a carta de vinhos limitada e um pouco cara.

Pronto, já temos uma boa desculpa para aproveitar esse friozinho num ócio criativo, como preconizava Bertrand Russel, na companhia dos melhores amigos ou mesmo do grande amor.

Santé.

sábado, 11 de julho de 2009

Festival C'est Si Bon – Forte de Copacabana

Allons enfants de la Patrie, Le jour de gloire est arrivé!


Que tal, nestes belos dias de julho, tomar um bom vinho francês, acompanhado de pão e fois gras, olhando o mar de Copacabana do alto do Posto 6?
Pois começa hoje, 11 de Julho (quando escrevo esse post) e vai até terça-feira dia quando se comemora o aniversário da Revolução Francesa, o festival C'est Si Bon.
O festival é uma deliciosa mistura da melhor gastronomia do mundo com os melhores vinhos e algumas atividades culturais. Vale a pena!! Estarei lá.

PS:// Da última vez que eu fui, os quiosques não tinham taças decentes. Levarei as minhas.

Para maiores detalhes clique aqui.

Aux armes, citoyens!! Formez vos bataillons!! Marchons, marchons!!