quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Viva Santa Rita!!

"When I get older, losing my hair, many years from now,
Will you still be sending me a Valentine,birthday greetings,
bottle of wine?"
Paul McCartney





Para a felicidade geral de quem é religioso e também de quem – como eu - não é, existem muitas santas no Chile e Argentina dando nomes a bons vinhos.

Dessa vez experimentei os divinos poderes de Santa Rita, num corte mais que perfeito de Cabernet Souvignon, Cabernet Franc e Carménère. O corte dessas uvas, me lembrou um pouco Bordeaux, entretanto não se fazem mais vinhos com esse tipo de corte em Bordeaux... A uva carménère é hoje quase uma exclusividade do Chile, terra em que ela se escondeu durante o período da praga filoxeras que devastou os vinhedos franceses, fazendo crer que ela havia se extinguido.

Ainda assim ficou a impressão de um corte bordalês, bem elegante, mas com a predominância clássica dos Cabernet chilenos, com gosto de fruta madura e o toque de pimentão.

Na boca, o vinho é pleno, tem-se a sensação de boca cheia, excelente retrogosto (foi mal Marlos, mas não dá pra evitar o retrogosto aqui...) e a madeira cumpriu apenas o seu papel de amaciar e estruturar o vinho. Não ficou o insuportável gosto de carvalho, tão comum em alguns vinhos pretensiosos do cone sul (Brasil incluso).

Se tiver que usar duas palavras, seria corpo e equilíbrio.

No nariz o vinho é fraco, e olha que eu testei duas garrafas (em dias difrentes) para dirimir a dúvida olfativa.

Vale cada centavo, mais essa dica da Priscila, comprado na Bergut Castelo (Ex-Expand) por algo em torno de 40 pratas.

Av Erasmo Braga, 299 Lj B (Ao lado do edifício Garagem Menezes Cortes)
Centro – Rio de Janeiro - RJ
21 2220-1887

http://www.bergut.com.br/

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Los Vascos e o Apagão.

No meio do apagão, não tinha muito o que fazer... Com a desculpa do retorno do CR Vasco da Gama à primeira divisão, resolvi brindar ao clube co-irmão abrindo o vinho homônimo “Los Vascos”.

Paguei 24 reais na Cadeg. Vale a grana, mas não é lá muito equilibrado não. Excesso de madeira e um certo gosto adstringente.

Bom de nariz, notas picantes e pimentão maduro.

Não é pra ser bebido puro, deve acompanhar bem uma pizza ou um contra-filé, mas como foi encarado solitariamente, sem carne, queijo ou tapas, não chegou a deixar saudades.

Não é vinho de primeira divisão...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Os Esquilos: Um bom lugar para o vinho...



Outro dia, passeando pela Floresta da Tijuca, parei para almoçar no restaurante Os Esquilos. Ele fica bem no meio do parque, cercado pela fascinante mata atlântica.
Parar lá já é um prazer por si só, pois vislumbrar a paisagem mesclada a arquitetura antiga e rústica do local é muito agradável.

A trilha sonora é outro ponto de prazer profundo, pois a música ambiente, de um modo geral, um cool jazz, que serve de moldura sonora aos cantos de pássaros.

Como se não bastasse o encanto do local em si, a comida é deliciosa. Da última vez, encarei com bastante felicidade, um medalhão ao molho gorgonzola a companhado de batata rosti e arroz de amêndoas.

Infelizmente, não acompanhou nenhum vinho, pois há o medo das famigeradas BOLS "Blitz da Operação Lei Seca" e estava com a minha filhota no carro. Não dava pra arriscar mesmo.

A carta de vinhos leva fortemente em consideração a relação qualidade-preço, tendo vinhos de custo mais competitivos a preços honestos. O Finca La Linda da foto acima - clique para ampliar - que seria a minha opção para o prato, estava por 40 e poucos reais, se não me falha a memória.

O lugar é excelente para se tomar um bom vinho, pois faz frio o ano inteiro, um bom lugar para uma degustação. Vou sugerir ao Luiz, com direito a serviço van até o Metrô.

Fiquei na vontade do vinho... Se tivesse uma meia-garrafa...

Site do restaurante Os Esquilos: http://www.osesquilos.com.br/

Não aceita dinheiro de plástico. Cheque ou dinheiro apenas, mas se você for amigo da casa, vale até a palavra de um cavalheiro.

Assim que souber o custo da rolha, informo.