sexta-feira, 13 de junho de 2008

Desafio do Zago: Bons Vinhos em Torno dos trinta reais.

No "Chá de BebeR" da minha filha, o cinéfilo amador e interessado em vinhos Rodrigo Zago, me pediu pra escolher três vinhos na faixa dos trinta reais e que sejam facilmente encontráveis no mercado.

Bem, essa é a essência desse blog!!

Não tive muitas dúvidas na escolha:

1º - EA da Fundação Eugênio Almeida - No mundial.
2º - Altas Cumbres - Corte de Malbec e Cabernet - No HortFruti.
3º - Clos de Torribas Crianza - No Pão de Açúcar e no Extra.

Já falamos de todos eles aqui no blog, é só clicar.


Outro que poderia entrar nessa lista facilmente é o Finca La Linda, malbec da prestigiosa bodega Luig Bosca.



Um malbec equilibradíssmo. Ótimo para acompanhar carnes vermelhas (óbvio: todo bom malbec é assim!!!) mas com taninos redondos o suficiente para acompanhar um bate papo num jantar casual.

Ele é encontrado em diversos pontos. Compro normalmente no Hortifrut e às vezes no Lidador.

Existem naturalmente, nessa faixa de preço diversas outras opções. Quais são as suas sugestões? Deixe aqui o seu comentário.

Bom final de semana!!!


domingo, 8 de junho de 2008

Clos de Toribas Crianza por R$ 24,90 no Pão de Açúcar.




Trata-se de um Tempranillo espanhol (desculpe a redundância!!!), produzido na região de Penedès que é bem próxima à barcelona. Sempre que me pedem uma indicação de um bom vinho a custo baixo, esse é um dos meus três indicados. Comumente encontrado no Extra e no Pão de Açúcar por cerca de trinta reais. Entrou em promoção por R$ 24,90. Esse vinho ganhou 87 pontos segundo a Wine Spectator, sendo considerado um dos 100 melhores vinhos do ano. Trata-se de um vinho denso, bastante equilibrado e com aromas intensos. Pode ser consumido numa boa sozinho, acompanhado de uma bela morena ou um bom papo entre amigos. Indicação certa e sem erro. Go There!!!




Outro vinho que vale a penas nessa mesma promoção é o Malbec da Norton. A bodega Norton faz vinhos corretos a preços relativamente baixos. Este malbec argentino (outra redundância...) é bem rústico e acompanha perfeitamente uma bela picanha. Não é pra ser consumido puro, pois pois tem taninos ásperos que pediam um pouco mais de arredondamento em barris de carvalho, portanto a gordura de um belo churrasco faz um contra-ponto de equilíbrio muito interessante.

Nessa mesma promoção temos uns queijos de cabra por preços aceitáveis e outros vinhos decentes a preços honestos. Vale uma visita ao Pao de Açúcar pra conferir o encarte com validade até 22 de junho.