sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Septima - Gran Reserva 2006 - Malbecão Clássico.
Depois de um mês sem poder beber vinho (promessa feita, promessa cumprida!!) ontem encarei um malbecão clássico: Séptima Malbec, Gran Reserava 2006.
Já descrevi aqui, em outros registros, o que esperar de um bom vinho malbec: Aromas de frutas vermelhas ou negras, equilíbrio e taninos acentuados. Estava tudo lá!! Perfeito. Até os taninos, que costumam ser um pouco mais ásperos nos malbecs, estavam perfeitos, devidamente amaciados pela madeira, que por sua vez não atrapalhou o equilíbrio, fato corriqueiro nos vinhos argentinos e também nos brasileiros do sul.
Gosto muito de malbec para acompanhar carnes vermelhas, generosas em gorduras e maciez, tais como picanha, cupim e contra-filé (chorizzo argentino), mas para escudar o Septima, fiz uns grossos bifes de costela de novilho precoce (marca Di Prima), comprados no Pão de Açúcar. Temperei com pimenta do reino e sal marinho, ambos moídos na hora. A pareja ficou perfeita.
O Septima foi comprado na Cadeg (Benfica-Rio de Janeiro) por 52 reais. Vale cada centavo. Ele com certeza poderia ser bebido puro, sem qualquer comida, que seu corpo, equilíbrio e elegância não deixariam a em nada a desejar. Mas valorizou-se com a carne.
A garrafa evaporou muito rapidamente e, exceto por uma taça pequena, toda ela bebida por mim. Ao fim da garrafa, ficou aquela vontade de “quero mais”, porém não abri outro vinho da adega, pois teria que ser obrigatoriamente melhor que o Septima e outra garrafa dele não havia.
Detalhe, como costuma acontecer nos bons vinhos, a garrafa era pesada e de fundo muito convexo, tão pesada que custei a crer na sua vazies. Fui pesá-la vazia, quase 1,3 Kg. O mesmo que uma garrafa cheia de vinho ordinário de mesa.
Estou com saudades.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Reinaldo,
ResponderExcluirSua descrição me deixou com agua na boca... irei prová-lo.
[ ]'s
Sei que falas de Malbec, mas nostalgia se amansa com lágrimas e um belo bordeaux...
ResponderExcluirMas o Septima Gran Reserva 2006 mostrado na foto não é um corte (55% Malbec, 34% Cab. Sauvingon, 11% Tannat)?
ResponderExcluirRealmente ele é um corte, ótimo vinho de grande qualidade ...
ResponderExcluir