segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cabrito e Verdades Absolutas



Existem certas verdades que resistem ao tempo, uma delas:

"O melhor cabrito do Rio de Janeiro é o do Nova Capela"


Entretanto, na minha modestíssima opinião, o cabrito servido às sextas-feiras no "Poleiro dos Galetos" pode se candidatar sem medo ou vergonha. É muito bom.

O Poleiro dos Galetos é um pé-sujo (pé-sujíssimo na verdade) situado na CADEG. O famoso mercado das flores de Benfica, um excelente lugar pra se comprar vinhos, bacalhau e diversos outros produtos também.

A CADEG tem muito a melhorar, principalmente no que tange à limpeza e serviços. Mas a qualidade e preço de tudo que oferecem por lá, já vale a visita.

Na quinta-feira feira santa, fui lá e experimentei o cabrito em detrimento ao bacalhau. Ambos pratos do dia, especialmente para a quinta-feira que era a santa.

O Prato servido de forma rústica, para pessoas que não tenham frescura, é acompanhado por arroz, farofa e batatas cozidas. Percebi que – em função da sua maciez - o bicho deveria ter passado por panela de pressão tendo sido assado à posteriori. O prato vem acompanhado de arroz e farofa (foto acima, tirada com o celular...). Dá pra dois com alguma folga. Delicioso. Tão gostoso que eu pedi mais um para viagem e servi em casa à noite, contando a lorota que fora feito por mim... (depois desmenti...).

Em casa, o servi acompanhado de um ótimo malbec (Punto Final Reserva, Rótulo Branco. Excelente!!), com uma apresentação mais caprichada, e a minha mulher, também fã do cabrito do capela, confirmou a minha impressão, estava mais gostoso.

Voltei lá no sábado pra comprar vinhos e passei por lá pra beber uma Original e perguntei às cozinheiras como o cabrito é feito e, ao que parece, isso é um segredo mais bem guardado que o terceiro segredo de Fátima. O cabrito é temperado pelo próprio portuga dono do boteco. Leva vinho e uma série de temperos, fica no molho por cinco dias, passa por panela de pressão e depois é assado. Ou seja, é um prato que leva quase uma semana pra ser feito. Por R$ 23,00, para duas pessoas? Está MUITO barato.

Liguei no telefone do Poleiro e fui gentilmente atendido pela D. Lúcia que me me passou Cardápio de pratos do dia:

Segunda: Costela e Frango R$ 18,00
Terça: Costelinha e Rabada R$ 20,00
Quarta: Feijoada Brasileira R$ 23,00
Quinta: Cozido R$ 23,00
Sexta: Cabrito R$ 23,00 e Bacalhau R$ 35,00

Caso queira levar um vinho para acompanhar o cabrito, eles cobram aproximadamente 8 reais pela rolha, recomendo levar as taças também.

Bem, me coloquei um desafio: Vou tentar fazer um cabrito lá em casa, tão bom quanto...

Ficha:
Poleiro do Galeto
Rua Capitão Felix N° 110 / Avenida Central N° 57
Benfica - Rio de Janeiro
Telefone: 8217-3921

2 comentários:

  1. Já encarei esse cabrito. Excelente.

    ResponderExcluir
  2. Atualizando: R$23,00=R$30,00. Rolha R$7,00.
    O cabrito, se marinado anteriormente e cozido lentamente junto com vinho tinto e o caldo dos ossos assados, fica bem macio. Isso usando a paleta...creio que dependa do corte. Acompanhei com um syrah, ficou bem bom.

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para colocar o seu comentário!!!